Julio Maria – De office boy a biógrafo.

Na ultima quinta-feira de outubro (27), os alunos da universidade Anhembi Morumbi tiveram a oportunidade de assistir à uma palestra de Julio Maria, Jornalista e escritor da biografia da renomada cantora brasileira Elis Regina.

A palestra, assistida por alunos de duas classes de jornalismo, foi mediada pelo professor Fernando Moura, que de início abriu espaço para Julio falar um pouco de suas origens. Julio começou a trabalhar como office boy no jornal Estadão, local o qual seu pai trabalhava como segurança. Por estar inserido neste meio, o amor pelo jornalismo surgiu. Julio então, logo que saiu do exército, começou o curso de Produção Editorial, na Anhembi Morumbi, universidade que voltaria anos depois para se apresentar, já como jornalista e biógrafo, a dezenas de alunos, calouros e veteranos. Depois de algum tempo no curso, Julio decidiu mudar de faculdade, seguindo para a PUC, onde estudou e concluiu a faculdade de jornalismo.

Durante a apresentação, o jornalista era diversas vezes interrompido por Fernando, que se mostrava claramente animado com a presença de seu amigo Julio, “Conheci Julio através de minha esposa, é um prazer tê-lo aqui”. Julio, com uma oratória extremamente tranquila, porém visivelmente cansado fisicamente, passeou um pouco por suas experiências profissionais, como a de quando batalhou para cobrir o show dos Stones em Cuba, acontecimento este que marcou a historia do país e do mundo, ou quando entrevistou certas fontes para a construção da biografia de Elis. Aliás, a palestra inteira foi tomada por relances de experiências da construção da biografia da cantora, mas foi apenas da metade pro final que este assunto se consolidou por completo.

Antes de entrar no assunto de biografias, o jornalista falou sobre a falta de diversidade nas redações, a falta de profissionais qualificados e sobre o efeito das mídias sociais no jornalismo. “A visão ao redor e se colocar fora da agenda são uma das maiores essências do jornalismo”, disse Julio aos estudantes ali presentes. “Faltam profissionais com brilho nos olhos”, completou ele. A respeito das mídias sociais, o jornalista diz que elas aproximaram a todos, o que é um ponto positivo, porém a partir desta aproximação, perdeu-se um pouco a noção de ética. Este assunto se abriu para outra vertente, a de perda de credibilidade quando se é amigo da fonte. Julio frisou que o olhar jornalístico é muito importante, e que deve-se tomar cuidado com o olhar de fã.

Finalmente chegamos ao momento em que Julio nos conta sobre sua experiência ao escrever a biografia de Elis Regina. Com uma palestra muito aberta e próxima dos espectadores, o jornalista era frequentemente interrompido por perguntas de estudantes muito interessados e curiosos pelo processo de criação do livro. Contou aos ali presentes que chegou a escrever o livro de Elis quase 3 vezes, e que suas parte preferidas eram as de entrevista. Julio disse que teve grande apoio de sua esposa na época, e que a apuração, em uma biografia, é importante, porém “o que prende o leitor é a história”. Ainda sobre a biografia de Elis, Julio contou um pouco sobre o feedback dos filhos de Elis à sua obra, e sobre sua experiência ao ser convidado para assistir em primeira mão o filme Elis, cinebiografia estrelada por Andreia Horta, que estreia no dia 24 de novembro.

Durante toda a palestra, Julio dava dicas e aconselhava a todos os estudantes em como seguir na carreira. Chegou até a incentivar os estudantes a escrever biografias. Hoje com 43 anos, Julio Maria diz ter vontade de continuar com o veículo impresso, comparando-o ao que é o Vinil hoje. O jornalista, declaradamente apaixonado por entrevistas, ainda tem vontade de conversar com celebridades como Roberto Carlos, Gilberto Gil, Silvio Santos e de achar Belchior. Para o futuro, Julio pensa muito em continuar com biografias, “Este é meu sonho de terceira idade”.

Julio Maria é atualmente jornalista do Estado de São Paulo, e já teve mais de um livro publicado – Elis Regina – Nada Será Como Antes e Palavra Cruzada – O Jogo da Entrevista.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s